[if lt IE 11]

O Dia Que Durou 21 Anos

Sinopse: Em ritmo de espionagem, o filme revela como o governo dos EUA patrocinou e apoiou golpe militar no Brasil em 1964, derrubando o presidente eleito João Goulart. O filme traz documentos Top Secret recentemente liberados e áudios originais da Casa Branca, Departamento de Estado e da CIA, que revela como embaixador dos EUA Lincoln Gordon planejou o golpe militar com o aval dos presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson.

logo

O Dia Que Durou 21 Anos


Foto 2

Durante 21 anos - de 1964 até 1985 - o governo militar brasileiro com apoio financeiro e político dos E.U.A., impôs um regime autoritário que violou os direitos civis e instalou a ditadura em nome da “Liberdade” e da defesa da “Democracia”, com graves consequências para toda a América Latina.

logo

O Dia Que Durou 21 Anos


Foto 3

Um filme sobre o valor da Liberdade, sob o olhar de Flávio Tavares, jornalista e escritor brasileiro, preso na ditadura militar de 1964, que conquistou sua liberdade em troca do sequestro do embaixador dos Estados Unidos. 48 anos depois, o filme com direção de seu filho Camilo Tavares traz revelações inéditas com Áudios originais da Casa Branca, e Documentos Top Secret- que revelam como o governo dos E.U.A., agiu na conspiração para apoiar o golpe militar de 1964 que derrubou o presidente João Goulart, resultando numa das mais longas ditaduras da América Latina.

logo

O Dia que Durou 21 Anos


Foto 4

Os documentos top secret apontavam Lincoln Gordon como a figura central de todas as análises de apoio governamental dos Estados Unidos à conspiração militar e o imediato suporte ao regime militar instaurado com o golpe de Estado de 31 de março de 1964. Uma conversa na Casa Branca, no dia 30 de julho de 1962, entre o embaixador norte-americano Lincoln Gordon, o sub-secretário para Assuntos Interamericanos Richard Goodwin, e o presidente John F. Kennedy, aproximadamente dois anos antes do golpe, indica claramente as intenções de Washington no Brasil.

logo

John F. Kennedy e o embaixador Gordon - Foto 5

Telegrama do Embaixador dos EUA, Lincoln Gordon, para Washington (DC), 27 mar. 1964.
Nós estamos tomando medidas complementares com os patrocínios disponíveis, visando colaborar com o fortalecimento das forças de resistência. Elas incluem suporte sigiloso para comícios pró-democracia (a próxima grande manifestação será no dia 2 de abril no Rio, e outras estão sendo programadas), discreta referência ao fato de o USG [United States Government] estar profundamente interessado nos eventos, e encorajamento [do] sentimento democrático e anticomunista no Congresso, nas Forças Armadas, nos grupos de estudantes e líderes sindicais simpáticos à política norte-americana, na Igreja e no mundo dos negócios.

logo

Back to top Metropolis Home

Quem Somos

No mercado audiovisual desde 2002, a PEQUI FILMES produz documentários para TV e cinema,
vídeos corporativos, comerciais para TV e conteúdo audiovisual para Web.


  • Sobre Rios e Córregos Sinopse: Assentada sobre cerca de 1.500 km de rios e córregos, a cidade de São Paulo - maior cidade da América Latina - transformou-se, ao longo de uma história marcada por acelerado progresso e avanço da ocupação humana, num caso peculiar de transformação da água tanto em solução quanto em problema.
  • Pajé Sapaim - Mensageiro do Tempo Sinopse: A história de um pajé do Parque Nacional Xingú, que é chamado pelo presidente do Brasil para curar um famoso e respeitado cientista que foi invenenado por um sapo na Amazonia. A partir deste fato o Pajé Sapaim ganha fama mundial e começa a ser levado para vários países do mundo para curar pessoas.
  • Conhecer Para Sustentar Sinopse: O projeto Conhecer para Sustentar surgiu por iniciativa da Fundação Bunge com o principal objetivo de compreender as questões relacionadas às tragédias climáticas que assolam O Vale do Itajaí em Santa Catarina, com foco na tragédia de 2008. A série exibida no Canal Futura e em diversos eventos internos... 
  • Institucionais

    Entre nossos clientes estão empresas das áreas de Geração, Distribuição e Comercialização de energia elétrica: Grupo EDP - holding da multinacional Energias de Portugal que controla as empresas: Enertrade (SP), Escelsa (ES), Enersul (MS), Enerpeixe e Investco (TO), Bandeirante (SP), Enernova (RS e SC), ECE (AP), e o Instituto EDP. Atendemos também o Consórcio Santo Antônio Energia - uma das maiores usinas em construção no país - Cruzeiro do Sul, Eletrosul, Eletrobras, Coelba, Neoenergia, Henkel , Transpetro, Perbras, Petroreconcâvo, GIZ, MEK, Fundação Bunge, Sabesp, GRU Airport , Porto de Santos entre outras.

  • EDP Institucional 2013
  • Vídeo 3D COELBA
  • Vídeo 3d santo antônio Energia
  • Animação 2D

  • GRU Airport – CAMPANHA ESTACIONAMENTO - VT 1
  • GRU Airport – CAMPANHA ESTACIONAMENTO - VT 2
  • VT - ÁGUA
  • Animação 3D

  • Vídeo 3D COELBA
  • Vídeo 3d SANTO ANTÔNIO ENERGIA
  • UHE - MAUÁ